Fiocruz Piauí desenvolve curso de capacitação para agentes de saúde de São João do Piauí

O curso é uma parceria da Secretaria de Saúde, do Instituto Federal e da Prefeitura de São João do Piauí, juntamente com a Fiocruz.



 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, promoveu juntamente com a Prefeitura de São João do Piauí um curso de capacitação para agentes de saúde e agentes de endemias sobre os vetores da doença de chagas durante os dias 25 a 27 de novembro.



O curso aconteceu de forma teórica e prática, objetivando capacitar os profissionais da saúde que saem às ruas para prestar auxílio à população. Para o prefeito Gil Carlos, com o estudo realizado pela fundação, será possível reunir informações de como o município deverá atuar de maneira mais efetiva para evitar a doença.



"A Fiocruz faz o estudo de campo para analisar a situação da doença de Chagas em nosso município, que representa a região de semiárido nordestino. Nos colocamos à disposição, auxiliando a fundação nesta pesquisa esperando que tenhamos resultados o mais breve para que possamos reavaliar as ações que já estão em vigor. ", explica Gil Carlos.



A professora Simone Freitas da Fiocruz Piauí foi uma das ministrantes do treinamento e disse que a capacitação melhora os conhecimentos a respeito da doença de chagas e ajuda no controle dos insetos. "A capacitação dos profissionais assegura que eles possam melhorar seu conhecimento sobre os insetos e a doença de chagas e fazer um trabalho de vigilância e controle desses insetos no município," disse.



Para ela, através do curso, os agentes de saúde estão preparados para prevenir casos de doença de chagas em São João do Piauí. "Os participantes aprenderam a identificar os insetos e como fazer exames para saber se ele está infectado. Foi um curso muito proveitoso, os nossos objetivos foram todos alcançados e esperamos também que os agentes estejam todos preparados com os conhecimentos básicos que precisam para manter o trabalho contra a doença de chagas no município," finalizou.



Juntas todas essas entidades somaram suas forças para ofertarem a capacitação de extrema importância para os profissionais de saúde do município de São João do Piauí.





 


Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas

Coleta de resíduos sólidos dos serviços de saúde é realizada em São João do Piauí

Coleta de resíduos sólidos dos serviços de saúde é realizada em São João do Piauí

Foi realizada nesta quinta-feira (20) a coleta de Resíduos Sólidos dos tipos A, B e E dos Serviços de Saúde Municipal de S ...