Secretaria de Saúde promove ações para Janeiro Branco e Roxo em São João do Piauí

Durante o primeiro mês de 2020, a prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou equipes para as campanhas Janeiro Branco e Roxo trazendo ações de alerta e sensibilização com a saúde mental (janeiro branco), da pele e neurológica (janeiro roxo) da sociedade e instituições.

Para a Secretária de Saúde Adrianna Onofre, os cuidados com o a mente devem ser tão importantes quanto os cuidados físicos, o que geralmente é negligenciado.

"A nossa intenção com esta campanha é de promover Saúde Mental. Para isso, precisamos repassar para as pessoas informações, conhecimentos, pois assim, conseguiremos combater esses tabus e preconceitos que existem a respeito", explicou Adrianna.

Assim como a campanha em prol da saúde mental, o mês de janeiro também é sinalizado com a cor roxa em razão da hanseníase, doença considerada a mais antiga da humanidade. Ainda representando um problema para a saúde pública no Brasil, a hanseníase deve ser discutida e evidenciados os seus sintomas e sinais para um diagnóstico precoce e um tratamento oportuno.

"O combate ao estigma e à discriminação é imprescindível. Desta forma, nosso calendário de ações vem para lembrar que a enfermidade, marcada por um passado triste de discriminação e isolamento de pacientes, possui tratamento eficaz e pode ser curada", finalizou a Secretária de Saúde Adrianna Onofre.

Confira nas imagens as ações, locais e temáticas que acontecem em cada dia.

Coleta de resíduos sólidos dos serviços de saúde é realizada em São João do Piauí

Foi realizada nesta quinta-feira (20) a coleta de Resíduos Sólidos dos tipos A, B e E dos Serviços de Saúde Municipal de S ...