São João reinaugura Matadouro Público e garante melhor condição de abate na região

Com reinauguração, a cidade se torna o 4º município com Serviços de Inspeção Municipal (SIM)

Inaugurado em 2017, o Matadouro Público Municipal Joaquim Ribeiro teve suas atividades suspensas para reestruturação, adequação e melhoria das condições físicas internas e externas. Com a reinauguração, os sanjoanenses têm à disposição um espaço adequado para o abate, mediante solicitação e pagamento de taxa emitida pelo setor de tributos de São João do Piauí.

A decisão de pausar as atividades do matadouro veio da própria gestão municipal ao observar a necessidade de melhorar condições de trabalho, higiênico-sanitárias e reestruturação. Para Lariza Coutinho, diretora de Departamento do Matadouro e médica veterinária oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), as obras levaram quatro meses para a conclusão, trazendo muitos benefícios.

"As atividades foram suspensas para que a reforma fosse concluída com êxito. Foram realizadas a reestruturação para melhoria das condições físicas do espaço, adequando as condições higiênico-sanitárias exigidas para melhor desenvolvimento das atividades de trabalho, conforto e qualidade de serviço", explicou Lariza.

Com as adequações do matadouro foi possível instalar o SIM em São João, sendo o 4º do Piauí a entrar para a seleta lista de municípios a possuir esse serviço.

Regras e utilização do Matadouro Público Municipal Joaquim Ribeiro

-Os interessados deverão procurar o setor de tributos do município, informar qual a espécie animal e quantidade que deseja abater.  La é emitida uma taxa para pagamento em lotérica, cada espécie tem o valor específico.

-É necessário que o usuário tenha em mãos a Guia de Trânsito Animal (GTA) - Documento fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) para o dono ou comprador desse (s) animal (s).

-Após o pagamento da taxa e a GTA em mãos o usuário deve dirigir-se ao matadouro das 6h às 18h para deixar seu animal, que ficará no curral de descanso. Após isso é realizada a Inspeção Ante Morten pela médica veterinária e, então, se liberado, é levado para abate e Inspeção Pós Morten, carimbada e a carcaça é transportada em caminhão baú próprio até o endereço desejado.

-São abatidos animais das espécies: bovina, caprina, ovina e suína.