Programa Criança Feliz é lançado em São João do Piauí

Foi lançado nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Centro Cultural Petrônio Portela, o Programa Criança Feliz, uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam aos seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. O evento foi ministrado pela equipe da Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, onde realizou capacitação para os visitadores do município de São João do Piauí e de mais 11 municípios vizinhos.

A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares, que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Socorro Soares, relata a importância dos cuidados desde a primeira infância. “Cuidar do ser humano desde o ventre materno é algo que influenciará positivamente na construção do adulto que ele será, desde os aspectos de saúde como também de desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. O Programa Criança Feliz procura cuidar da base para a construção de adultos felizes e produtivos. Cuidar da Primeira Infância é determinante para a construção de uma sociedade menos desigual”, destacou Socorro.

Essa estratégia, alinhada ao Marco legal da Primeira Infância, traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

As visitas domiciliares do programa assumem as perspectivas da prevenção, proteção e promoção no desenvolvimento infantil na primeira infância.


Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas