CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS

SERVIÇO OFERECIDO:  CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS



O QUE É?



O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) É UMA UNIDADE PÚBLICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ONDE SÃO ATENDIDAS FAMÍLIAS E PESSOAS QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL OU TIVERAM SEUS DIREITOS VIOLADOS.



ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO



SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE CARÁTER CONTINUADO PARA FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS.



PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO



CARÁTER CONTINUADO.



REQUISITOS



FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, COM VIOLAÇÃO DE DIREITOS, COMO: VIOLÊNCIA FÍSICA, PSICOLÓGICA E NEGLIGÊNCIA; VIOLÊNCIA SEXUAL; AFASTAMENTO DO CONVÍVIO FAMILIAR DEVIDO À APLICAÇÃO DE MEDIDA DE PROTEÇÃO; SITUAÇÃO DE RUA; ABANDONO; TRABALHO INFANTIL; DISCRIMINAÇÃO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL E/OU RAÇA/ETNIA; DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM DECORRÊNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS; CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO DE LIBERDADE ASSISTIDA E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE POR ADOLESCENTES, ENTRE OUTRAS.



FORMAS DE ATENDIMENTO



A UNIDADE DEVE, OBRIGATORIAMENTE, OFERTAR O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS (PAEFI), PODENDO OFERTAR OUTROS SERVIÇOS, COMO ABORDAGEM SOCIAL E SERVIÇO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS. É UNIDADE DE OFERTA AINDA DO SERVIÇO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO. ALÉM DE ORIENTAR E ENCAMINHAR OS CIDADÃOS PARA OS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL OU DEMAIS SERVIÇOS PÚBLICOS EXISTENTES NO MUNICÍPIO, NO CREAS TAMBÉM SE OFERECE INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÃO JURÍDICA, APOIO À FAMÍLIA, APOIO NO ACESSO À DOCUMENTAÇÃO PESSOAL E ESTIMULA A MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA.



REGULARIDADE DA OFERTA



SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE CARÁTER CONTINUADO PARA FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS.



TAXA / TARIFA



ESSA UNIDADE É PÚBLICA E OS SERVIÇOS SÃO GRATUITOS.



DOCUMENTOS



DOCUMENTOS PESSOAIS (CPF, RG, TITULO DE ELEITOR, COMPROVANTE DE ENDEREÇO, NIS)



FORMAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS



OS SERVIÇOS OFERTADOS PELO CREAS DEVEM PROPICIAR ACOLHIDA E ESCUTA QUALIFICADA, VISANDO, DENTRE OUTROS ASPECTOS:



· AO FORTALECIMENTO DA FUNÇÃO PROTETIVA DA FAMÍLIA;



· À INTERRUPÇÃO DE PADRÕES DE RELACIONAMENTO FAMILIARES E COMUNITÁRIOS COM VIOLAÇÃO DE DIREITOS; À POTENCIALIZAÇÃO DOS RECURSOS PARA A SUPERAÇÃO DA SITUAÇÃO VIVENCIADA E RECONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS FAMILIARES, COMUNITÁRIOS E COM O CONTEXTO SOCIAL, OU CONSTRUÇÃO DE NOVAS REFERÊNCIAS, QUANDO FOR O CASO;



· AO ACESSO DAS FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS A DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS E À REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL;



 · AO EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO E DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL;



 · À PREVENÇÃO DE AGRAVAMENTOS E DA INSTITUCIONALIZAÇÃO



INFORMAÇÕES DE ACESSO



ENDEREÇO: TRAVESSSA MANOEL LEITE N º 331/ BAIRRO CENTRO / SÃO JOÃO DO PIAUÍ.



METODOLOGIA UTILIZADA



 AS PRINCIPAIS AÇÕES/ATIVIDADES QUE CONSTITUEM O TRABALHO SOCIAL ESSENCIAL AO SERVIÇO E QUE DEVEM SER REALIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DO CREAS SÃO: ACOLHIDA; ESCUTA; ESTUDO SOCIAL; DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO; MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO SERVIÇO; ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS PARA A REDE DE SERVIÇOS LOCAIS; CONSTRUÇÃO DE PLANO INDIVIDUAL E/OU FAMILIAR DE ATENDIMENTO; ORIENTAÇÃO SÓCIO-FAMILIAR; ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL; ORIENTAÇÃO JURÍDICO SOCIAL; REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA; INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DEFESA DE DIREITOS; APOIO À FAMÍLIA NA SUA FUNÇÃO PROTETIVA; ACESSO À DOCUMENTAÇÃO PESSOAL; MOBILIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DA FAMÍLIA EXTENSA OU AMPLIADA; ARTICULAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS.



LOCAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO



O CIDADÃO TAMBÉM PODE SER ENCAMINHADO AO CREAS POR OUTROS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL OU DE OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS E POR ÓRGÃOS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS (COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO).



PRIORIDADE DE ATENDIMENTO



FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS, EM CONFORMIDADE COM AS DEMANDAS IDENTIFICADAS NO TERRITÓRIO.



PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO



ATENDIMENTO IMEDIATO DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO INDIVÍDUO OU FAMÍLIA.



PADRÃO DE QUALIDADE ESPERADA



 • ATENDIMENTO EM CONDIÇÕES DE PRIVACIDADE E SIGILO;



• SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS E PÚBLICO ATENDIDO;



• ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS, GESTANTES E CRIANÇAS, DENTRE OUTROS;



• ESPAÇOS RESERVADOS E DE ACESSO RESTRITO À EQUIPE PARA GUARDA DE PRONTUÁRIOS. EM CASO DE REGISTROS ELETRÔNICOS, DEVEM IGUALMENTE SER ADOTADAS MEDIDAS PARA ASSEGURAR O ACESSO RESTRITO AOS DADOS E INFORMAÇÕES;



• INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS EM LOCAL VISÍVEL SOBRE: SERVIÇOS OFERTADOS, SITUAÇÕES ATENDIDAS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE.



AGENDAMENTO



NÃO PRECISA DE AGENDAMENTO.



 


Endereço: Travessa Manoel Leite S/N - Parque 5 de Julho - São Sebastião - São João do Piauí - PI - 64760-000
Horário: 7:30 às 13:30
Avaliar