Instituto Federal entrega pias sustentáveis à Secretaria de Educação de São João do Piauí

Em solenidade simples para evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Educação recebeu do Instituto Federal, campus de São João do Piauí, na tarde desta segunda-feira (12), cinco pias móveis sustentáveis que serão distribuídas em algumas escolas da rede de ensino do município.

O projeto, composto por duas professoras e cinco alunos do IFPI, foi desenvolvido com o intuito de colaborar com a prevenção contra o novo coronavírus, unindo à sustentabilidade ambiental, onde foram utilizados matérias de baixo custo, biodegradáveis e reutilizáveis.

A coordenadora do projeto, professora Lenita Delmondes, explica o propósito da ação. “O nosso objetivo principal é educar para cuidar. Estamos tentando educar para prevenção do coronavírus e também educar para a sustentabilidade. Por isso essas pias são tão interessantes, tanto que a própria adesivação é baseada nessa educação. Educação para se proteger e proteger o outro”, relatou.

O prefeito Ednei Amorim agradeceu a parceria firmada entre a Prefeitura e Instituto Federal, onde colocou-se à disposição para contribuir no que for necessário. “Primeiramente gostaria de agradecer pela parceria e parabenizar todos os envolvidos nesta importante iniciativa. Não tenho dúvida de que irá contribuir no enfrentamento à covid-19 nas nossas escolas. Quero aqui aproveitar para deixar claro que nós estamos à disposição para grandes parcerias com o Instituto”, declarou.

À frente da secretaria municipal de educação, Eudes Coelho destaca como os instrumentos sustentáveis serão úteis no município. “Além de vir em um momento oportuno, devido a pandemia, as pias são práticas e ainda poderão ser colocadas no espaço desejado, sem a necessidade de serem instaladas e removidas do local. O projeto é importante e vai contribuir bastante”, afirmou.

Dos cinco lavatórios, três serão distribuídos nas unidades escolares da zona urbana e dois na zona rural. No entanto, as escolas que não foram contempladas estarão se mobilizando ainda neste mês para adquirir, com recursos próprios, os lavabos. A finalidade é multiplicar a ideia.