São João do Piauí adere a programa de qualificação de agentes de saúde e endemias


A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí assinou termo de adesão ao Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. O programa vai qualificar mais de 60 profissionais, com formação técnica aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. 

O Programa é uma iniciativa que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.

Com o aperfeiçoamento, os profissionais poderão realizar procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura e acompanhamento do cartão de vacina do cidadão. Além de prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação e manifestações de doenças mentais.

A secretária de Saúde, Ynaiara Coelho, avalia a adesão. "O programa é uma excelente estratégia que o Ministério da Saúde oferece aos municípios, porque vai conseguir fazer com que eles sejam capacitados dentro da área de saúde e também possam estar reconhecendo os problemas da comunidade que eles acompanham. Acredito que vai ser muito bom, vai trazer mais resolutividade e agilidade na identificação dos problemas da população".

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas