Ednei Amorim sanciona lei do programa Previne Brasil

O prefeito Ednei Amorim sancionou hoje (31) a lei do Previne Brasil, programa que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. O programa concede incentivo financeiro por desempenho aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí.

O incentivo será transferido mensalmente pelo Ministério da Saúde ao município de São João do Piauí, no qual será calculado a partir do cumprimento da meta para cada um dos indicadores estabelecidos.

O prefeito Ednei Amorim relata que "é muito importante, essa é uma demonstração de que estamos valorizando nossos profissionais. E o retorno é exatamente prestando um serviço de qualidade a toda comunidade. Isso tudo é uma forma de cuidado, de preocupação com a saúde de São João do Piauí. O nosso propósito maior é atender bem as pessoas, com atenção, carinho e respeito. A gestão é nossa, não é so o Ednei, então eu preciso que ofereçam o melhor para cada sanjoanense", frisou.

Para receber o incentivo de pagamento por desempenho é necessário atingir sete (7) indicadores, que são eles:

Indicador 1: proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a vigésima semana de gestação;
Indicador 2: proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
Indicador 3: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
Indicador 4: cobertura de exame citopatológico;
Indicador5: cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente;
Indicador 6: percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;
Indicador 7: percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

A apuração dos indicadores é realizada pelo Ministério da Saúde quadrimestralmente, sendo de janeiro-abril, maio-agosto, setembro- dezembro.

Estiveram presentes no ato, a secretária de Saúde, Ynaiara Coelho, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliana Sena, procurador do município, Gustavo Barbosa, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Cassia Lavor, a coordenadora de Atenção Básica, Daniele Oliveira, a coordenadora de Vigilância Ambiental, Layanna Robeiro, o agente de saúde Ari, dentista Zelaine Dias e a enfermeira Márcia Amorim.

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas