Comitê da Apicultura é criado em São João do Piauí

Articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, foi criado hoje(29) o Comitê Municipal Gestor da Apicultura, que terá papel de discutir estratégias de desenvolvimento local sustentável para o segmento e assim, fortalecer a cadeia produtiva da apicultura. A reunião contou com a participação de representantes da atividade, sindicatos, gestores municipais, vereadores e instituições de ensino e bancárias.

 

“A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, terá o papel de articular o comitê para propor e avaliar como está sendo o desenvolvimento dessa cadeia no nosso município, para que possamos identificar os problemas e construir soluções. Nós estamos aqui para alavancar o desenvolvimento; o nosso papel nesse momento é viabilizar a produção de forma organizada”, pontua a secretária Adriana de Castro.

 

Com o Comitê, além de intermediar a organização e o fortalecimento do setor, será possível a elevação da competitividade das atividades econômicas da região. A incorporação de tecnologia e promoção de financiamento a baixos juros, aliados a alta rentabilidade para o empreendedor, podem assegurar a produção e a venda do mel para a alimentação escolar, por exemplo. Também será instituído um Plano de Ação Territorial, com a oferta de capacitações profissionais.

 

Félix Araújo, apicultor da Região de Cima, comenta que "a organização dessa corrente levará impulso para uma maior produtividade e promoverá as finanças do pequeno ao grande empreendedor".

 

Participaram da reunião, o secretário de Governo, Leovegildo Amorim, a secretária de Administração, Lara Paloma, os vereadores Ana Célia Sousa, Vilmar Leite e Ernane Moura, representantes do Banco do Nordeste, o diretor geral do IFPI São João do Piauí, Jobson Borges, o diretor técnico da ADAPI, Gilson Eugênio, o coordenador local da Agência Piauí Fomento, Lúcio Dias, o coordenador da Sala do Empreendedor, Lívio Marcel, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Maria Lopes, e apicultores sanjoanenses.

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas