Busca Ativa faz mais de 100 testes na Marrecas

A Secretaria de Saúde iniciou ontem, 6, a intensificação do programa Busca Ativa, com testagem rápida para diagnóstico da Covid-19, nos bairros e localidades rurais de São João do Piauí. Somente na Marrecas, foram realizados 108 testes, com 25 casos positivos. Desses, três testaram em IgM, ou seja, em fase de transmissão,

"Orientamos às pessoas com IgM positivo, o isolamento domiciliar por 14 dias. Encaminhamos para o Centro Covid-19 os contactantes para avaliação e conduta médica", explica Ynaiara Coelho, secretária de Saúde.

Aos demais pacientes que testarem IgG positivo, a orientação foi manter os cuidados, uso permanente de máscara, distanciamento social, além disso, os familiares foram avisados e orientados para buscar o centro Covid para avaliação e testagem rápida.

A Busca Ativa é uma das estratégias adotada pela Prefeitura de São João do Piauí para o enfrentamento da covid-19. Outras medidas também foram adotadas, como atendimento ao decreto estadual, que restringe a circulação de pessoas, horário reduzido do comércio, bares e restaurantes; fiscalização sanitária e funcionamento do Centro Covid-19, com atendimento médico e realização de exames.

Até ontem, 6, São João do Piauí notificou 1.139 casos confirmados de covid-19, com 22 óbitos. O Busca Ativa continua suas ações no próximo final de semana, com localidade a ser definida.

Compartilhar Compartilhar Imprimir

Relacionadas