Prefeitura de São João do Piauí emite novo decreto com medidas contra a Covid-19

Após reunião realizada nesta manhã (15) com comerciantes da cidade, a Prefeitura Municipal de São João do Piauí, juntamente com a Secretaria de Saude e Vigilância Sanitária, decidiu acatar algumas sugestões da classe e flexibilizar em alguns quesitos e restringirem outros.

Dessa forma, foi acordado que os serviços não essenciais funcionarão de segunda a sexta-feira, até às 17h00, sendo que bares e restaurantes permanecem até às 21h00. No final de semana, somente farmácias, postos de gasolina e clínicas poderão funcionar. No que diz respeito ao serviço de delivery, apenas estará disponível os pedidos de comidas e medicamentos.

O prefeito Ednei Amorim orienta os sanjoanenses a cumprir as medidas que são estabelecidas. "Continuaremos a monitorar os dados. É uma responsabilidade conjunta, da Prefeitura, do setor econômico e de toda a sociedade, em fazer a sua parte, em colaborar e seguir as orientações dos profissionais de saúde, da Vigilância Sanitária e do decreto", relatou.

A Secretária Municipal de Saúde, Ynaiara Coelho, destaque que "com a colaboração de todos, um fiscalizando o outro e seguindo as todas as medidas, como nos prometeram, a gente pode ter uma redução dos casos e dessa maneira não sermos obrigados a fazermos lockdown", pontuou.

Ainda de acordo com Ynaiara, após esta semana serão avaliados os impactos do decreto muncipal e, caso tenha aumento dos casos no município, a secretaria irá adotar medidas mais rígidas.

As medidas de enfrentamento à Covid-19 são necessárias, pois buscam evitar a disseminação do vírus e, consequentemente, fazer com que as pessoas não precisem do sistema de saúde, visto que tanto a rede pública quanto privada já está colapsada.