Seminário supera expectativa para novas oportunidades de negócios na apicultura

Os produtores de mel do município de São João do Piauí participaram do Seminário Municipal de Apicultura, realizado neste sábado, 13, nas comunidades Grajau e Lisboa, pela Prefeitura de São João do Piauí. O evento, que superou as expectativas de público, entusiasmou os participantes, ao mostrar as possibilidades de negócio no segmento.

Idealizador do projeto, o prefeito Ednei Amorim  foi bastante participativo durante as palestras e demonstrou seu anseio em potencializar a apicultura em São João do Piauí.

"Nós estamos do lado dos produtores, podem ter certeza. O que dissemos, não era só discurso, era verdade, aquilo era uma determinação e nós estamos preparados para tomar essa atitude. A minha maior vontade é atender as pessoas que querem trabalhar, é atender quem precisa de oportunidade e ajudá-las a serem independentes", afirmou.

Rômulo Antônio da Silva, mais conhecido como Galego das Comédias, é apicultor há cinco anos e fala da importância do projeto para os produtores de mel.

"Esse projeto é um grande incentivo para todos nós. Eu como apicultor e fazedor de caixa sofro muito, porque além de não ter incentivo, eu tenho que comprar todo material pela internet. Então, só em vir um projeto desse, eu acredito que tudo ficará mais perto do apicultor. Eu espero que tudo dê certo", relatou.

O secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jorge Venceslau, aproveitou o momento e declamou um poema de autoria própria, destacando a viabilidade da criação de abelhas no município.

Para a realização do evento, a Prefeitura contou com o apoio das instituições: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Instituto Federal, Banco do Nordeste, Piauí Fomento e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.