´ Prefeitura Municipal de São João do Piauí

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- CAPS I

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- CAPS I

SERVIÇO OFERECIDO

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- CAPS I

O QUE É?

Realiza  atendimento a todas as faixas etárias. Serviço para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO

Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde.

Pessoas que possuem problemas psiquiátricos em nível leve e moderado podem procurar atendimento em qualquer Unidade Básica  de Saúde para consulta. Após a avaliação médica, se for verificada a necessidade de acompanhamento pelo CAPS , este é referenciado para o mesmo.

PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Imediato e / ou de acordo com a agenda da Unidade. 

REQUISITOS

Usuários do município de São João do Piauí que necessitem de um atendimento em Saúde Mental. Preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

FORMAS DE ATENDIMENTO

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde.

REGULARIDADE DA OFERTA

Segunda a Sexta feira.

TAXA / TARIFA

Gratuito 

DOCUMENTOS

RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Quando a pessoa chega deverá ser acolhida e escutada em seu sofrimento. Esse acolhimento poderá ser de diversas formas, de acordo com a organização do serviço. O objetivo nesse primeiro contato é compreender a situação, de forma mais abrangente possível, da pessoa que procura o serviço e iniciar um vínculo terapêutico e de confiança com os profissionais que lá trabalham.

Cada usuário de CAPS deve ter um projeto terapêutico individual, isto é, um conjunto de atendimentos que respeite a sua particularidade, que personalize o atendimento de cada pessoa na unidade e fora dela e proponha atividades durante a permanência diária no serviço, segundo suas necessidades. A depender do projeto terapêutico do usuário do serviço, o CAPS poderá oferecer, conforme as determinações da Portaria GM 336/02.

Atendimento Intensivo, Atendimento Semi-Intensivo e Atendimento Não-Intensivo.

INFORMAÇÕES DE ACESSO

SMS- BR- 020- ANEXO 03, BAIRRO PIÇARRA. Ambulatório Simplício Ferreira de Carvalho.

CAPS-TV. Ministro Pedro Borges

METODOLOGIA UTILIZADA

Os CAPS podem oferecer diferentes tipos de atividades terapêuticas. Esses recursos vão além do uso de consultas e de medicamentos, e caracterizam o que vem sendo denominado clínica ampliada. Essa idéia de clínica vem sendo (re)construída nas práticas de atenção psicossocial, provocando mudanças nas formas tradicionais de compreensão e de tratamento dos transtornos mentais.

LOCAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

CAPS- TV. Ministro Pedro Borges.

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

Casos de Urgência e Emergência.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO

Imediato, ou de acordo com a demanda.

PADRÃO DE QUALIDADE ESPERADA

Acima da Média: eficiente e efetivo no atendimento ao usuário. 

AGENDAMENTO

CAPS – Travessa Ministro Pedro Borges.

Endereço: Avenida Cândido Coelho - Barro Vermelho - São João do Piauí - PI - 64760-000
Horário: 7:30 às 13:30
Avaliar